"Mas tem que haver UM culpado e eu escolho o PT!"
Seria tão bom , como querem muitos amigos queridos meus, que a corrupção tivesse sido criada, tivesse aumentado ou mesmo piorado , com o PT no Poder. Seria ótimo, seria fácil acabar com ela. Tira-se o PT e pronto, resolvido o assunto.
Essa maneira simplista de querer que sejam as coisas, não faz com elas sejam assim tão simples.
A corrupção já existia antes e continuará a existir depois do PT. Menos aparente, talvez, por menos denunciada, menos combatida, com menos grupos diferentes no poder lutando entre si. E nenhum grupo absoluto, como nos regimes autoritários em que tudo é escondido e sob o controle de quem ocupa o Poder: nestes, ninguém sabe nada.
O PT, por ser um partido de esquerda, caiu como um organismo estranho em um ambiente até então ocupado pela direita ou a direita disfarçada. E onde a corrupção se criou, formou e procriou sem nenhum adversário para combatê-la, denunciá-la o que dirá puní-la. Tudo em paz na podridão, na roubalheira combinada.
Até chegar um partido como o PT, totalmente estranho ao meio, sem velhos cupinchas, sem poderosos cúmplices, sem antigos comparsas estrategicamente posicionados nas instituições. Chega "virgem" mas aliado a um partido bem estruturado em antigos governos, velho e bom conhecedor dos caminhos e descaminhos da política brasileira: o PMDB.
E começam as denúncias, a Polícia Federal, pela primeira vez na história deste país, ganha uma autonomia que a faz investigar tudo e todos sem exceção.
A corrupção com nomes, sobrenomes, endereços, CPFs e CNPJs começa a aparecer.
E os corruptos se juntam e gritam, com apoio da nossa também corrupta mídia, todos eles morrendo de medo: "O culpado é quem investiga, o culpado é o PT!!"
Vem o Mensalão, esquece-se todo o resto. Surgiu um alvo, que bom, respiram aliviados a classe política, o Judiciário, o Brasil Institucional apodrecido.
E o povo cai na armadilha que a Globo, a Veja, a Mídia em geral, ajuda a montar para ele.
Acredita. Corrupção, seu nome é PT.
Lamento,não é. É maior, é globalizada, é entranhada nas menores transações político-financeiras, está no Legislativo, no Judiciário, no futebol, na cultura, em ONGs, ou seja, em tudo e em todos.
Mas eu até entendo, é meio desesperador mesmo pensar que tudo está contaminado, que as causas são muitas e o culpado não existe.
Nem um, nem dois, nem cem culpados. ´São milhares, milhões de culpados, agarrados numa teia que ocupa todo o território brasileiro. Arranca-se um, dois, cem corruptos e a teia continua com os milhões restantes e mais o que vão sendo agarrados.
Mas pessoas querem que tenha UM culpado. Querem sempre um herói e um vilão, é mais fácil assim. E elegeram o PT para fazer o papel de vilão de nossa história. Querem acreditar que, destruído o PT, a corrupção estaria exterminada, o Mal vencido, enfim.
Dessa vez, nessa história, vão ficar querendo, porque estão contando a história errada. O verdadeiro vilão é a corrupção com todos os seus CPFs e o verdadeiro herói é quem que partiu para investigar e combater esse vilão, a corrupção; e o seu nome é ...PT.
Querem ajudar a acabar com a corrupção no Brasil?
Comecem a parar de apontar um culpado, como se fossem muito espertos e tivessem descoberto a pólvora, mais espertos do que todos as pessoas honestas que se dedicam a combatê-la há anos, e comecem a abrir a cabecinha para uma nova visão que vocês ainda não têm. Comecem a pensar na possibilidade de que estejam simplificando por um preconceito e um ódio que fizeram você, sem sentir, adquirir .
"Não gosto do Lula, não gosto do PT, odeio o PT, o culpado é o PT."