domingo, 27 de outubro de 2013

Tire seu sorriso...









Estou mal.O mundo está mal e a sensação é que tudo está dando errado. Não é de dentro para fora, não estou inventando problemas, nem de mau humor. Não é nada de grave mas isso não me consola. Pequenas ondas seguidas podem nos chegar como tsunamis. E nos fazem mal.

Tudo bem, afinal estar mal é um direito meu adquirido desde quando nasci e talvez até mesmo antes. 




É por às vezes estar mal, que sei quando estou bem e posso escolher ser feliz.

Não suporto esta mania que as pessoas têm de achar que se você não está feliz o tempo todo, é porque é incompetente e não sabe viver.

E nem pensar naquelas frases de auto-ajuda e metidas à sàbias do tipo, "isso passa", "o sol vai chegar", "nada como um dia trás do outro" e outras mais requintadas ou religiosas, porque eu estou careca de conhecê-las e sei muito bem disso. Não necessito consolo.

Estar mal não me transforma em vítima de nada e nem me faz reclamar de estar assim.

Faz parte. É natural. E eu aceito estar assim, vivo esse estado diferente do usual, não com revolta, mas com aceitação. E até exploro esse estado ouvindo músicas tristes ou bem dramáticas que me fazem e me ajudam a , talvez, chorar.







Sem autopiedade.

Chorar com intensidade e vontade de saborear essa tristeza que é minha, tão minha quanto a mais usual e conhecida alegria com que levo a vida. Se sou alto- astral? Sou sim. Mas não sou alegrinha nem falsa, não preciso fingir e nem acredito na perfeição . Tenho meus dias, tenho meus momentos.










Sei que esse é o mundo dos contrários, dos antagônicos, das forças que geram movimento, mas não estou nem aí para isso, sem essa de filosofar, não é momento disso.

Mas é que sei que só posso ser felicidade e alegria, se souber ser tristeza e dor. E respeito esses sentimentos, não me envergonho deles; eles não me tornam mais fraca, nem mais forte. 



Não aprendo nada com eles, não são aulas, são apenas momentos, são dias, são eventos, sao fases que fazem nossa história, nosso filme.

E o filme não precisa ser uma comédia ou um romance para que seja bom.

Belos dramas e tragédias inspiram exclentes livros e filmes. E nossa vida é um livro ou um filme onde somos os personagens principais. Meu filme hoje é um belo drama com eventos até bem cotidianos, pequenos, intensos e solúveis problemas, mas que se transformam em uma história dramática pelo sofrimento que causam ao protagonista. Algo assim, tipo Woody Allen.



 Vai passar? Sim, vai. Mas o que quero hoje é que outra coisa passe e em palavras de Nelson Cavaquinho,dizer cantando:




"Tire seu sorriso do caminho, que eu quero passar com a minha dor!!"










Quero, posso e passo!


*DR